Neste artigo vamos expor a importância da real utilização da Metrologia pelos profissionais do setor de instrumentação e calibração. Serão abordados temas importantes para a indústria.
Assuntos Abordados
Aspectos da calibração em malha com a combinação de erros e incertezas. Com a opção de se calibrar ponto a ponto ou agrupando instrumentos em uma única etapa.
Performance de um laboratório de calibração na indústria, pois quando se realizam as calibrações, Know-How e memória técnica são adquiridos pelos profissionais envolvidos.
A gestão metrológica, com foco na automatização das calibrações, dando opção de viabilidade para gerar economia e reduzir erros.
Calibração em Malha
Sobre a calibração em malha, alguns profissionais chamam de calibração de malha a ação de gerar sinal na ponta do cabo de determinado instrumento, e ler esse valor na IHM ou no supervisório, isso não é calibração em malha.
Calibração em malha é o ato de gerar a grandeza primária no primeiro elemento da malha e ler esse valor na IHM ou no indicador, sendo esse o último elemento da malha.
Know-How
Já em relação a Know-How, via de regra quando se possui uma mínima estrutura de laboratório de calibração interna, os profissionais de instrumentação e metrologia da indústria conseguem entender melhor o funcionamento dos instrumentos e das malhas de controle de processo.
Com esse conhecimento conseguem ter a condição de gerar evidências de performance de funcionamento do instrumento, tais como o tempo de resposta, ciclo de vida, linearidade e repetitividade.
Com o tempo esse Know-How vai agregando memória técnica à indústria e aos profissionais, isso traz muito valor, gerando maior confiabilidade e segurança nos trabalhos de calibração.
Automatização das Calibrações na Metrologia
Falando em automatização das calibrações, a mesma pode gerar uma economia considerável de tempo de calibração, reduzindo a digitação de dados e consequentemente reduzindo os erros de transcrição, que é o principal erro apontado nos Certificados de Calibração.
Isso com certeza trará maior segurança dos dados de calibração (Data Integrity) e inviolabilidade desses dados já coletados, além de resolver um grande problema que é o tempo de emissão de certificado após a realização da calibração.