Para uma bem sucedida implementação de um Sistema de Gerenciamento de Calibração e execução das calibrações de instrumentos e equipamentos, alguns passos são de suma importância.
Principais Procedimentos
Para se conseguir um Sistema de Gerenciamento de Calibração confiável, é necessário estabelecer um procedimento de gerenciamento dos novos instrumentos antes de efetuar a compra. A requisição de compra com a especificação do usuário, contendo todas as informações necessárias, bem como a avaliação crítica dos envolvidos.
É aconselhável que se elabore um datasheet, também conhecido como ficha de dados dos instrumentos, facilitando possíveis substituições.
A identificação de um instrumento deve ser feita de preferência pela engenharia ou setor de instrumentação, para que não seja conflitante com qualquer outro item existente.
O TAG deve ser definido com a posição do instrumento no processo (posto de trabalho). Por meio de um sistema de TAG bem planejado, podemos identificar rapidamente a funcionalidade e a área de localização de um instrumento.
Após o registro do TAG do instrumento no sistema de gerenciamento e do registro do instrumento, o mesmo deve receber uma identificação física, ou seja, uma etiqueta auto-adesiva, por exemplo. Essa identificação deve ser a mesma contida nos desenhos da engenharia (P&ID, fluxogramas, diagramas, plantas, entre outros).