Nesse artigo será abordado alguns tópicos relevantes para um Sistema de Gerenciamento das Calibrações eficiente, com objetivo de auxiliar no entendimento desse assunto.
Excelência Metrológica
Os fatores indispensáveis para a excelência metrológica são o controle das calibrações, análise dos certificados, a elaboração de plano da calibração, entre outros.
Um Sistema de Gerenciamento das Calibrações deve ser implantado com a finalidade de gerenciar o processo de calibração e automatizar a execução das tarefas, aumentando a confiabilidade e a produtividade nas calibrações.
Tornar mais eficiente e seguro o processo das calibrações através do conceito de ordens de serviço, gerar certificados de calibração, relatórios, assim como gráficos de erros, tendências e históricos das calibrações.
Enviar e receber as informações dos resultados das calibrações via comunicação direta entre software e os calibradores, eliminando erros de transcrição, aumentando a produtividade nas calibrações.
O Sistema deve ser tipo multiusuário e interdepartamental com ferramentas de organização e pesquisa.
Um Sistema de Gerenciamento das Calibrações deve assegurar a qualidade dos resultados, a proteção e confidencialidade dos dados de calibração, permitir o cadastro dos instrumentos e dos padrões utilizados, permitir cadastro de procedimentos, Critérios de Aceitação e conformidade.
Controlar as calibrações realizadas por laboratórios terceirizados, possibilitar a consulta dos históricos de calibrações, bem como dos dados estatísticos, permitir a rastreabilidade de históricos de instrumentos ativos e inativos.
Estimular a formação do TAC (Time / Equipe de Análise Crítica), facilitar a análise de periodicidade (Frequência de Calibração) e possuir calendário com alerta das calibrações vencidas e a serem realizadas.