Nesse artigo abordaremos assuntos relacionados aos Sensores Sanitários, assim como solução para calibração de sensores e transmissores sanitários ou de geometria irregular, mencionando exemplos e o modo de utilização.
Banhos Térmicos do tipo Bloco Seco
Inserts customizados desenvolvidos exclusivamente para sensores/transmissores sanitários ou de formato irregular. O controle da temperatura é realizado por um sensor de referência com curva de correção na mesma imersão do sensor/transmissor a calibrar.
Dispensam o uso de banhos líquidos de grande volume. Com a utilização de banhos térmicos tipo bloco seco, agregam velocidade e praticidade às calibrações.
Exemplo de Sensores Sanitários
Esses são alguns exemplos de Sensores Sanitários de baixa imersão, com roscas, tipo tri-clamp, entre outras geometrias.
Modo de Utilização
Muitas aplicações industriais, principalmente aplicações sanitárias, necessitam de sensores com dimensões específicas, que se adaptam aos mais diversos usos. Estes sensores podem ter formatos e tamanhos que impossibilitam a calibração em banhos térmicos tipo bloco seco, já que estes normalmente possuem o sensor de controle mais próximo ao centro ou ao fundo do bloco.
Pensando nisso, a Presys desenvolve (para o desenvolvimento dos blocos de prova é necessário que o sensor seja enviado para a fábrica da Presys) blocos de prova, ou inserts, que se adaptam aos sensores em suas mais variadas formas. A Presys também fornece sensores e transmissores de acordo com as necessidades do cliente.
Para compensar possíveis gradientes de temperatura, estes inserts possuem um sensor de referência localizado paralelamente ao poço do sensor a calibrar, fazendo com que ambos fiquem na mesma imersão. Estes sensores são fornecidos com curva de correção com parâmetros Callendar-Van Dusen e são usados como referência para o controle dos banhos térmicos Presys.
Clique aqui para fazer download.