Nesse artigo será abordada a Metrologia e Calibração, explicando os conceitos, forma de utilização nos trabalhos e respondendo perguntas, tais como, o que é Metrologia e calibração?
Qualidade Metrológica
A crescente evolução da instrumentação e dos controles de processos nas indústrias tem sido caracterizada por um elevado número de medições e de parâmetros, onde os instrumentos têm sido essenciais para o acompanhamento e para assegurar a confiabilidade da Metrologia nos processos e dar sustentabilidade para os sistemas de gestão da qualidade.
A manutenção é um dos alicerces do processo de confiabilidade, e utilizando padrões de calibração, determinadas tarefas podem ser executadas visando garantir os resultados obtidos na calibração.
A procura por garantir a qualidade de produtos e serviços, através da calibração de instrumentos de medição está se transformando na base fundamental de competitividade das empresas.
Com isto a Metrologia industrial, na qual os sistemas de medição controlam processos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados, ganham explícita importância, relevância e responsabilidade dentro das empresas.
A garantia da qualidade e a Metrologia, como diretrizes para manter um controle sobre os instrumentos de medição da empresa, tornam necessária à implantação de um rigoroso controle das calibrações, tendo como objetivo garantir a confiabilidade dos sistemas de medição e assegurar que especificações técnicas, regulamentos e normas das empresas sejam respeitadas e atendidas em condições ideais.
O que é Metrologia ?
Metrologia é a ciência que se ocupa do campo do conhecimento relativo às medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja o seu nível de Incerteza, permeando os campos da ciência e da tecnologia, onde sua principal missão é gerar resultados corretos com confiabilidade e credibilidade.
Num mercado cada vez mais competitivo, verifica-se a necessidade de ter uma maior conformidade nos processos de fabricação, para minimizar as variações nos produtos e garantir as especificações estabelecidas.
O que é Calibração ?
A calibração é compreendida pela comparação entre os valores indicados em um instrumento de medição e os indicados por um instrumento padrão, via de regra de classe superior, proporciona uma série de vantagens.
Permite a rastreabilidade das medições, reduz as variações de especificações técnicas de produtos, previne defeitos e compatibiliza as medições, além de padronizar os trabalhos.
Conceitos da Metrologia e Calibração
Podemos complementar os conceitos mencionando que é sempre importante uniformizar conceitos, processos e procedimentos de forma a adotar uma linguagem comum entre a indústria, as empresas terceirizadas e órgãos certificadores.
Outro ponto que se deve levar em consideração é o de definir requisitos mínimos para a realização de verificação/calibração interna/externa, em conformidade com as técnicas disponíveis e legislação vigente, com a definição das responsabilidades, implicações e as funções mínimas a serem desenvolvidas pela equipe multidisciplinar envolvida no gerenciamento, manutenção e execução das calibrações.
A abrangência dos documentos será para tratar dos instrumentos e equipamentos presentes em uma planta industrial, que registrem as mais diversas grandezas e possuam níveis de relevância para a qualidade do Produto final, observando sobretudo os aspectos de segurança e meio ambiente.
A responsabilidade pelo estabelecimento e manutenção de um sistema metrológico com um efetivo gerenciamento das calibrações consistente e confiável relaciona-se com os diversos setores da empresa e depende do fluxo de informação e de avaliações críticas dos diversos departamentos envolvidos.