Cada vez mais a Transformação Digital nos Processos de calibração, assume um papel importante dentro das organizações e seus impactos devem ser avaliados e discutidos com indústrias, instituições de ensino, prestadores de serviços e órgãos reguladores. Neste cenário, percorremos diversas regiões do Brasil, diversas indústrias de diferentes segmentos, além de prestadores de serviços para entender como a metrologia apoia o que já existe e os novos desenvolvimentos avançados. Foram mais de 15.000 km, em 10 semanas, procurando principalmente entender como esta transformação está ocorrendo e como os profissionais estão lidando com estas mudanças?
Nas Indústrias de Fertilizantes ficou claro que garantia da qualidade e a metrologia, como fontes de diretrizes para manter um controle sobre os instrumentos de medição das empresas, torna-se necessária à implantação de um rigoroso controle das calibrações, tendo como objetivo o de traduzir a confiabilidade nos sistemas de medição e garantir que especificações técnicas, regulamentos e normas que a empresa tenha como diretriz, sejam respeitadas e atendidas em condições ideais. Além de constatarmos o trabalho integrado entre os técnicos e o time de TI para “fazer acontecer” na implementação da solução metrológica.
No segmento de Termoelétricas – Petróleo e Gás podemos constatar que a calibração, que é compreendida pela comparação entre os valores indicados em um instrumento de medição e os indicados por um instrumento padrão, via de regra de classe superior, proporciona uma série de vantagens.
Os técnicos puderam destacar a garantia da rastreabilidade das medições reduzindo as variações de especificações técnicas de produtos. Além de prevenir defeitos e compatibilizar as medições e padronizar os trabalhos.
Manutenção planejada e também a questão de se enviar os padrões frequentemente e com planejamento para calibração foram apontados também pelo time de profissionais.
No segmento de Higiene & Limpeza, foi muito destacado a avaliação de conformidade, com destaque para a análise crítica do certificado do padrão no recebimento.
O time de profissionais envolvidos enfatizou a importância de planejar e avaliar o envio para um lab. RBC competente e com incerteza dentro do requerido pelo padrão (CMC – Capacidade de Medição e Calibração), verificando que faz toda a diferença, pois a calibração é parte fundamental da manutenção preventiva, e garante o aumento da produtividade, com redução de custo pela diminuição do desperdício de matéria prima e a redução da rejeição do produto final o foco principal do laboratório de calibração.
Uma questão apontada no segmento Siderúrgico foi então questionar: Por que então a criação de um laboratório de calibração interna?
E o próprio time de profissionais ressaltou que a criação de um laboratório de calibração, não visa lucro, mas visa agregar qualidade aos serviços prestados.
Os profissionais reforçaram também o fato de fornecer suporte para a qualificação de equipamentos e validação de processos, além do atendimento e conformidade com as normas de qualidade, segurança e meio ambiente.
Profissionais do segmento de Bebidas mencionaram a disponibilidade de mão de obra, de equipamentos e serviços que acrescentem valor na produção e na manutenção.
E um dos principais fatores apontados foi “Transformar a manu-tenção em parte integrante da produção”.
Com isto, as vantagens de sua implantação são inúmeras e foi destaque a redução dos custos envol-vidos no laboratório de calibração e a maior organização do processo de metrologia além da comprovação da conformidade nas calibrações; via de regra, a implantação e a automatização de um laboratório de calibração, seja interna a indústria ou pelos seus prestadores de serviço, reflete em diversos benefícios.
Encontros Técnicos na Presys são realizados constantemente com clientes e parceiros para ajudar no entendimento de adoção de critérios para análises de ciclos de vida de instrumentos de medição.
O objetivo é propagar conhe-cimentos e “estar junto” com o usuário que irá incorporar ferramentas de pesquisa e melhor divisão de tarefas, e também incentivar a formação e discussões do TAC (Time de Análise Crítica), normalmente formado por pessoas da engenharia, qualidade, manutenção e produção.
Visitas no segmento Químico para auxiliar na elaboração de relatórios gerenciais com quantidades de calibrações realizadas x duração. Calendário com alertas de calibrações vencidas e a serem realizadas.
Então, existem muitos questionamentos de quais são os princípios essenciais para lidar com essas questões?
Sabe-se que uma gestão metrológica eficaz gera diretamente uma redução dos consumos e dos desperdícios de matérias-primas, gerar também uma diminuição dos retrabalhos e devoluções. E esta elevação da integridade nas medições resulta em um aumento efetivo da produtividade.
É unanime entre os usuários e gestores que participam dos workshops técnicos, que quando uma organização investe em metrologia avançada, ocorre proporcionalmente um investimento em inovação.
Ao direcionar recursos financeiros em metrologia avançada, uma empresa enxerga seus processos e descobre gaps que podem vir a originar falhas, prejuízos, custos e retrabalho.
Nos Departamentos de Manutenção e Indústrias que estão implementando a transformação digital nos processos de calibração, infraestrutura de TI e automatizando as calibrações, os mesmos estão reinventando sua missão dentro da organização. Permitindo a integração entre departamentos visando integridade de dados e ganhos de produtividade.
E os usuários entendem como a metrologia deve ser adaptada a esses desafios mantendo o seu histórico no fornecimento de confiança e segurança. Outro ponto é a quantidade de padrões em proporção a quantidade de calibrações a serem realizadas. Além de que com a previsibilidade de falha, as tomadas de decisões se tornam mais eficazes e assertivas e o custo com correções são reduzidos.
Nas Instituições de Ensino que formam profissionais, fica cada vez mais evidenciado a questão de não ser somente eficiente, mas conseguir executar mais calibrações com qualidade, com menos tempo e mais assertividade!!!
Alunos, profissionais do segmento e professores focam que as Tecnologias Digitais possibilitam a experimentação contínua, protótipos e ideias testadas, implementadas e rapidamente ao alcance dos usuários!
A integração entre Escola X Indústrias X Fabricantes de Padrões de Calibração é fundamental para o avanço e a propagação de conhecimento.
Uma observação feita principalmente por Professores e Gestores nos eventos nestas instituições, tem a ver com a atitude positiva que irá atrair prosperidade e aumentar a empregabilidade. Atitudes que levam a realização de um desejo por meio de pensamentos e ações positivas. Olhar crítico, e que produz um olhar mais analítico!
Fica claro que para que haja segurança e assertividade nos processos de calibração, será necessário também que seja comprovada a competência de pessoas e organizações.
É essencial estimular a formação continuada e o entendimento de como está a distribuição das calibrações de um determinado instrumento ao longo dos meses. Como está a tendência dos resultados ao longo do tempo, e principalmente ter evidências para alterar a frequência de Calibração.
Outro ponto relevante são as Exportações. Todo time, tanto interno de produção quanto de gestão e vendas internacionais, sabe que será necessário demonstrar a necessidade de atualização digital da infraestrutura de metrologia. Entre outras coisas, desenvolvendo representantes capazes de demonstrar produtos e principalmente entender as demandas de países com culturas diferentes e muitas vezes órgãos de regulamentação diferenciados.
As Feiras Técnicas retornaram e geram uma efetiva harmonização entre quem gera e faz serviços metrológicos internos ou externos e quem recebe toda esta documentação eletrônica. Usuários visitam o nosso stand para entender “como e por que” implementar um processo de desenvolvimento de uma estrutura de informações digitais segura e padronizada para uso em calibração e metrologia. Bem como atualização digital de toda a documentação de calibração na infraestrutura de qualidade.
Ficando claro para os envolvidos (tanto prestador de serviços interno ou externo e os usuários de serviços metrológicos) a importância da questão de segurança e validação metrológica de comunicação de dados confiável, seguro e eficiente em cenários complexos.
Todos os Profissionais que interagem e praticam o Benchmarking conseguem identificar e pesquisar soluções metrológicas que sejam excelentes em algum aspecto, o qual possa ser copiado ou adaptado para sua realidade.
Os usuários entendem que os Calibradores são dispositivos portáteis totalmente conectados. Gerando dados de Calibração diretamente, totalmente compliance com as normas e integrados ao Software, focando no Gerenciamento das Calibrações e na Gestão Metrológica. Os dados de calibração possibilitam a realização de Estudo de Frequência de Calibração (Método Schumacher) / Gráfico Tendência e a Elaboração de Plano de Calibração, Análise Crítica, Calibração em Malha e Audit Trail (Trilhas de Auditoria).
Sempre procuramos especificar Soluções Metrológicas que atendam aos requisitos normativos. Fornecemos a orientação para a gestão de processos de comprovação metrológica de instrumentos de medição, além de darmos suporte técnico e demons-trarmos a conformidade com os requisitos metrológicos.
Entendemos que estas experiências demonstram que fornecemos soluções para calibração onde o usuário espera GARANTIR A QUALIDADE DO PRODUTO e não somente atender normas e requisitos que a companhia pretende cumprir.
E então nosso Time de Profissionais de Vendas internas e externas sempre questionam e estimulam nossos clientes a pensar e entender o “por que” estão calibrando este ou aquele instrumento? Qual norma desejam atender?
Ajudando a identificar quais são os critérios de aceitação, padrões adequados ao uso e módulos de sistema de gestão de calibração.
Todos os players envolvidos sabem que não existe uma fórmula mágica, que o “Conhecimento do Processo onde o Instrumento é utilizado” é o que é mais relevante e por fim, que cada organização deve definir seus próprios procedimentos e métodos.
Sugerimos sempre aos profissionais dos diversos segmentos a agirem de acordo com o conhecimento adquirido! Agir de acordo com este conhecimento é fundamental para o desempenho e para aumentar a empregabilidade. O caminho para uma carreira bem-sucedida começa por uma autoanálise sincera. O saber vem do estudo e da prática e ambos contribuem para elevar a régua do conhecimento.
Estamos juntos nesta jornada!
Calibração requer PACIÊNCIA, CONFIANÇA & CONHECIMENTO!