Esse artigo tem como objetivo auxiliar a Implantação de um Sistema de Calibração através de algumas dicas. Segue um passo a passo dos itens do nível cadastro de um instrumento/TAG.
Cadastro
Escalas, defeitos, verificação, laboratórios, tipos de instrumentos, condições de operação dos TAGs já estão previamente realizados. Como exemplo, iremos mostrar a calibração de um transmissor de temperatura com sinal de entrada RTD-Pt-100 e sinal de saída corrente mA, utilizando o padrão Isocal MCS-12 da Presys.
É necessário cadastrar o padrão a ser utilizado no Isoplan, utilizando a guia “Cadastro Padrões”. Depois cadastrar as escalas certificadas de entrada e saída, os pontos de calibração, exatidão da escala em questão e critério de aceitação (inserido no final do artigo).
Enviar a O.S com as escalas para um laboratório (que deve ter sido previamente cadastrado) e receber a O.S (ordem de serviço), preenchendo os campos solicitados. Após este preenchimento, assinar o certificado eletronicamente.
O próximo passo é cadastrar o setor onde TAG está instalado, cadastrar o instrumento a ser calibrado, o número do procedimento utilizado na calibração.
Cadastrar o TAG, selecionando geração de RTD-Pt-100 e leitura corrente mA e cadastrar a estratégia de calibração do instrumento, conforme o procedimento de calibração.
Configuração
Defina o intervalo e os pontos de calibração, o número de leituras das calibrações inicial e final. Insira a mensagem que será exibida na tela do calibrador e selecione o calibrador que será utilizado, o TAG que se deseja calibrar, fazer a conexão de interface de comunicação ao calibrador.
Enviar a rotina de calibração deste TAG para a memória do calibrador selecionando a guia download, download para calibrador de campo.
No calibrador, selecione o menu COM, TAG, pressione a tecla SOBE e selecione o TAG que se deseja calibrar. Selecione o menu EXEC. Selecione a opção AS FOUND para realizar a calibração preliminar, antes do ajuste. O calibrador irá se autoconfigurar para gerar o sinal de Pt-100 e leitura da corrente, armazenando as correntes em sua memória. Ajustar o instrumento caso necessário.
Selecione agora o menu COM, EXEC, AS LEFT para realizar a calibração final onde ele irá gerar e fará as leituras conforme selecionado no cadastro do TAG; Ao terminar, fazer a conexão entre a interface e o calibrador, no Isoplan, selecionar a guia OS, UPLOAD, TAGs.
Resultado
Selecione o calibrador utilizado e o TAG que se deseja realizar o UPLOAD. Após o UPLOAD, feche esta janela e abra a guia Resultados>Resultados das Calibrações> TAGs, Acesse as guias Valores, Gráficos para verificar os resultados.
Na guia Padrões/Operações, preencha os campos das condições de calibração e o campo Fontes de Erro, selecionando o padrão utilizado na entrada do instrumentos, utilizar a saída Pt-100 do calibrador cadastrado e o padrão utilizado na saída do instrumento, utilizar a entrada mA.
Selecionar defeitos ou situação encontrada, no campo Laudo, avalie se os resultados encontrados foram dentro dos limites especificados para o TAG em questão, o tipo de manutenção.
Visualize o certificado, selecione o menu Principal, Visualizar Impressão, verifique se todos os dados estão corretos, antes de assinar o certificado. Por fim assine o Certificado e selecione a caixa Terminar Calibração.