Nesse artigo será abordada a calibração dos Manômetros de Pressão, mencionando os tipos de manômetros, sua importância e alguns calibradores de pressão.
O que é Manômetro de Pressão?
Os manômetros de pressão são instrumentos utilizados para medir a pressão de materiais líquidos ou gasosos ao calcular a força que exercem no estado de repouso. O manômetro exibe a diferença entre a pressão na área a ser medida e a pressão do ambiente, chamada de pressão manométrica.
Tipos de Manômetros de Pressão
Existe uma variedade de métodos para medir a força, o que significa que há vários tipos de Manômetros de Pressão. Eles podem ser classificados com base nos princípios utilizados para medir a pressão, o método de operação (mecânico ou elétrico) e o tipo de saída (digital ou analógico).
Os Manômetros de Pressão comerciais são ideais para aplicações de uso geral e comercial. Há uma grande variedade de Manômetros de Pressão comerciais e geralmente são encontrados em sistemas de refrigeração e HVAC (climatização), bem como nas indústrias de alimentos e bebidas. Devido à sua versatilidade, muitos usuários finais e aparelhos OEM também usam Manômetros de Pressão comerciais.
Os Manômetros de Pressão industriais são feitos com aço inoxidável e são projetados para monitorar a pressão de meios que não causam obstruções no sistema, como óleo, gás e outros combustíveis. Eles também são comumente usados em indústrias envolvidas na fabricação ou processamento de produtos químicos, hidráulica móvel, combustíveis alternativos e outros petroquímicos.
Os medidores de pressão de processo são usados em locais onde os sistemas de pressão podem ser expostos a ambientes extremos e a tensões causadas por vibrações, picos de pressão, pulsação ou corrosão. Estes são frequentemente encontrados em indústrias que lidam com produtos petroquímicos, tanto gases quanto líquidos.
Manômetros de Baixa Pressão
Para sistemas que contenham materiais gasosos ou líquidos em ambientes corrosivos, medidores e sistemas de baixa pressão são usados para aumentar a estabilidade operacional. Estes são adequados para uma série de aplicações em configurações como construção de plantas, salas limpas, sistemas pneumáticos, produtos químicos e produtos petroquímicos.
Manômetros Selados (Selo Sanitário)
Esses são manômetros construídos para propósitos específicos que combinam indicadores com selos de vedação do diafragma para eliminar vazamentos no sistema através dos manômetros. São a escolha ideal para indústrias sanitárias, farmacêuticas, químicas e petroquímicas.
Manômetros de Alta Precisão
Os laboratórios de teste e calibração usam esses instrumentos para obter resultados e medições altamente precisas. Esses indicadores são tipicamente usados em painéis e aplicações de monitoramento de pressão onde os meios não causam obstruções ou danificam peças de liga de cobre.
Duplex e Manômetros Diferenciais
Estes dois tipos de manômetros são usados em aplicações onde duas pressões aplicadas precisam ser medidas – pressão de processo estática e pressão HI/LO (alta/baixa). Eles são adequados para ambientes agressivos e corrosivos como HVAC, refrigeração, gases criogênicos e indústrias de tratamento de ar.
Manômetros de Pressão Absoluta
Enquanto a maioria dos manômetros mede a pressão de um meio em relação à pressão atmosférica ou barométrica, os medidores de pressão absolutos fazem medições independentes das condições ambientais. Eles são frequentemente usados em aplicações como medir a pressão de vapor de líquidos e monitorar as pressões de condensação.
Por que é necessário calibrar os Manômetros de Pressão?
Nas indústrias, laboratórios e outros ambientes comerciais, os Manômetros de Pressão são parte integrante dos processos. São alguns dos instrumentos mais comuns em uso e quase todos os laboratórios ou fabricantes dependem fortemente deles. O grande número deles em uso leva as pessoas a assumir que estão em ordem, portanto, a calibração é muitas vezes ignorada ou atrasada.
Outra função essencial que depende dos Manômetros de Pressão é a segurança. Os funcionários contam com medidas de pressão exibidas por eles para identificar potenciais problemas. Garantir que os Manômetros de Pressão funcionem de forma confiável, dentro de limites razoáveis de precisão, é absolutamente essencial para garantir a qualidade e a segurança.
Como calibrar os Manômetros de Pressão?
A primeira coisa a entender é que quase não existe um método padronizado para calibrar medidores de pressão. O método empregado geralmente depende do uso pretendido do instrumento e do tipo de padrão usado para calibração. Os medidores de pressão podem ser calibrados usando uma balança de peso morto, um calibrador pneumático padrão ou outro calibrador adequado.
Se você estiver usando um manômetro e precisa calibrá-lo, é provável que existam vários indicadores de diferentes tipos, com diferentes faixas de pressão, exatidão, precisão e até mesmo tipos de saída (digital ou analógico). Dependendo das faixas e da quantidade de equipamentos que você precisará calibrar e da frequência das calibrações, os serviços de calibração podem ter enormes benefícios.
Se a calibração é realizada no local ou em um laboratório de calibração, você pode economizar muito em custos de mão de obra e investimento em ferramentas e dispositivos de calibração, que comeriam em seus lucros tremendamente. Além da economia de custos, há também o tempo de inatividade a ser considerado. Os serviços de calibração são úteis na redução do tempo de inatividade sem afetar a qualidade das calibrações.
Calibradores de Pressão
PC-507 é um calibrador de pressão portátil e compacto, ideal para uso em campo, apresentando níveis de desempenho somente comparáveis a padrões de laboratório.
PCA-570 é um calibrador de pressão avançado. Reúne conjunto de múltiplos recursos de software, hardware, informática, internet e metrologia, visando ganhos de produtividade na realização das calibrações.
Isocal MCS-XV é um calibrador universal de processo. Reúne conjunto de múltiplos recursos de software, hardware, informática, internet e metrologia, visando ganhos de produtividade na realização das calibrações.
O Controlador de Pressão PCON-Y17-DT é um calibrador projetado para o controle automatizado de pressões até 3000 psi (pneumático) encontradas em aplicações de instrumentação. Suas características construtivas agregam qualidade e eficiência ao calibrador, tornando-o a escolha mais adequada para aplicações de laboratório.
PCON-Y18-LP-FS é ideal para calibrar seus instrumentos de maneira mais eficiente nas áreas de salas limpas, filtração e ventilação. Ele se tornará rapidamente uma ferramenta indispensável no seu trabalho do dia a dia, gerando ganhos reais de produtividade. (Versão para uso em campo) é equipado com poderosas baterias de Polímero de Lítio.