O objetivo deste artigo será abordar o tema de calibração e ensaios em Válvulas de Segurança e Alívio, um tema cada vez mais relevante no cenário industrial, face aos riscos envolvidos, a segurança física e as instalações nas empresas.
Ensaios e Calibração em Válvulas de Segurança e Alívio
Com relação a NR 13, podemos destacar a necessidade das indústrias em atender as calibrações e ensaios em Válvulas de Segurança (PSV) que se encontram instaladas em vasos de pressão, tubulações e qualquer equipamento que deva possuir uma proteção contra sobre-pressão, como por exemplo caldeiras, autoclaves, reatores e compressores.
Atualmente, algumas empresas têm adotado procedimentos de que as PSV’s deverão ser testadas antes do envio para calibração e depois no recebimento da mesma em suas instalações. Estas inspeções e ensaios visam avaliar como a válvula estará sendo encaminhada para prestação de serviço, geração de histórico e de como ela retornará para a empresa.
Existem equipamentos voltados para este cenário, por exemplo, uma bancada de PSV que contempla a obtenção do valor nominal do POP, e permite avaliar por meio gráfico, se o ensaio foi feito de acordo com as normas e com a relação entre a abertura e o rearme.
A resposta de que as válvulas são calibradas por terceiros “especializados” visando atender a NR 13, pode gerar uma série de questionamentos importantes para serem avaliados.
Questionamentos sobre as Válvulas
As válvulas são testadas antes do envio e depois no recebimento. Inspeção e testes visando avaliar como a válvula irá para a prestação de serviço e como ela retornou.
O método de calibração das PSV’s contempla, além de obtenção do valor nominal do POP, a avaliação do tempo de abertura da válvula, do valor de fechamento da mesma, do valor de Blowdown e a visualização gráfica destas respostas?
Os registros de informações técnicas relacionadas a PSV, bem como as fotos e dados do antes e depois de eventuais ajustes e manutenção estão documentados e com fácil acesso posterior a calibração?
As calibrações das PSV’s são realizadas por profissionais qualificados? Os registros do profissional e da empresa estão atualizados e em dia com o CREA? A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é recolhida de forma correta?
Ações de Calibração e Ensaio
Retirada das válvulas do local instalado, teste de recebimento: funcionamento na bancada, vazamento e pressão de abertura, calibração com a pressão de abertura, teste de estanqueidade e teste de abertura, onde devem ser realizados três ensaios de abertura e fechamento.
Lacração da válvula, identificação e fixação de etiqueta de aço inox, reinstalação no local e emissão de certificado de calibração de acordo com exigências da norma NBR ISO/IEC 17025.
Serviços
Caso a válvula apresente vazamentos, outros serviços deverão ser realizados, tais como a desmontagem da válvula por completo, avaliação dos componentes internos e fundidos, limpeza dos fundidos, lapidação da sede e obturador com pasta de diamante, substituição das peças quebradas ou danificadas, montagem da válvula e pintura externa.
Os serviços de ensaio e calibração em PSV’s estão regulamentados pelo INMETRO pela acreditação RBLE.
A principal função de uma estação de calibração deverá ser ensaiar o funcionamento, ausência de vazamentos e pressão de abertura correta. Estes ensaios de calibração são realizados conforme as especificações e/ou recomendações das normas ABNT NB-284, NR 13, IBP Guia 10, ASME Seção I e VIII.
A utilização de um software elimina a possibilidade de erro, através de toda e qualquer etapa da operação, desde a calibração automática dos sensores até o resultado final do ensaio. Os arquivos de calibração e ensaio são armazenados permanentemente no computador para uma melhor gestão de dados, é possível rastrear, acessar e imprimir toda e qualquer informação.
Todos estes comentários, em princípio, quando se está tudo em ordem, não costumam ser questionados, porém após eventual “quase acidente” ou sinistro, estas informações com certeza serão requisitadas por órgão regulador ou companhias de seguro.