Esse artigo é uma breve apresentação da Grandeza Pressão, será mencionada a definição, os tipos de pressão e alguns cálculos simples para solucionar dúvidas sobre o assunto.
Definição de Pressão
A Grandeza Pressão pode ser definida como o quociente entre uma força e a área sobre qual ela é aplicada. Na maioria dos processos que nós iremos estudar, essa força é exercida por um fluido. A pressão é medida através da magnitude da força aplicada a uma área ou em termos da altura da coluna de um dado líquido.
Verifica-se, experimentalmente, que ao nível do mar, o ar (a 0ºC) tem uma pressão suficiente para equilibrar uma coluna de mercúrio de 760 mm de altura, dizemos então que a pressão atmosférica nesse lugar é de 760 mm Hg.
Se a pressão encontrada for superior à da atmosfera, a diferença é denominada pressão relativa ou manométrica. A pressão absoluta é obtida somando-se o valor da pressão manométrica ao valor da pressão atmosférica. A pressão absoluta será zero em lugar de vácuo perfeito.
Convém ressaltar a diferença entre os termos pressão relativa (ou simplesmente pressão), pressão absoluta e vácuo. Quando se fala em pressão relativa, subentende-se que a pressão é medida tomando-se por referência a pressão atmosférica, e os valores sejam maiores do que aquela.
Por vácuo, entende-se a Grandeza Pressão medida que também é referenciada à pressão atmosférica, porém os valores medidos são menores do que a pressão atmosférica. Por pressão absoluta deve-se entender a pressão medida a partir do vácuo absoluto (isto é, a partir da ausência completa de pressão).
Tipos de Grandeza Pressão
Em termos algébricos, valem as seguintes relações entre os diversos tipos de pressão:
Pressão Relativa + Pressão Atmosférica = Pressão Absoluta
Pressão Absoluta + Vácuo = Pressão atmosférica
Os Instrumentos e/ou dispositivos de medição de Pressão podem ser genericamente classificados em mecânicos e elétricos.
Os instrumentos mecânicos podem ser subdivididos em medidores que empregam sistemas elásticos (tais como tubos de Bourdon, espirais, helicoides, foles e diafragmas) e medidores baseados em altura de coluna de líquido.
Os instrumentos elétricos tem os seus princípios de funcionamento baseados em propriedades, tais como extensometria, relutância, indutância e capacitância.
Relação entre a grandeza pressão manométrica, atmosférica, absoluta e vácuo.